Educação e qualidade
Hoje se fala muito em uma "educação de qualidade". Aliás, é impossível a palavra educação não estar acompanhada, nas propagandas políticas e no que se publica sobre educação, da palavra "qualidade". Não que não haja educação, mas ela foi abandonada pela qualidade. Entretanto se não existe qualidade será qua ainda podemos chamar a educação de Educação? Ou é apenas um faz de conta? Será que o uso das mais diversas tecnologias poderiaam prestar um auxílio ao ato de educar?
Os tempos mudaram, são outros, em todas as coisas que nos rodeiam e, também naquelas que estão distantes de nós, a tecnologia esta presente de alguma maneira pois o homen cria extensões de sí mesmo(como tentáculos) num esforço de aumentar sempre mais o seu âmbitode ação, domínio e influência. O meio utilizado para isto é a criação das tecnologias - a atividade intelectual humana extremamente motivada que gera, ou mesmo desvenda novos conhecimentos que se transformam em novas tecnologias e trazem em sí a marca da essência humana. É por isso que a educação, como uma atividade profunda, cria ferramentas e conhecimentos para engedrar no espírito e na mente do homem a vontade e os meios de conhecer e praticar como uma atividade que não conhece limites. Isto posto, dissociar a tecnologia da educação é uma ação inconcebível, inimaginável e intolerante. Não obstante, foi justamente o que aconteceu, principalmente na escola pública com o ensino fundamental.
Já há algun tempo que tal realidade é conhecida e o desafio que se apresenta para mudar essa realidade é conjugar as tecnologias relacionadas à comunicação com as teorias da educação com a introdução da mídia, na prática, em sala de aula como as imprensas escritas, falada, televisiva e principalmente a internet com o objetivo de estimular os alunos a refletir e com isso produzir conhecimento. Esse aluno é também um agente de produção de conhecimento - o que precisa ser feito é alinhavar as diversas informações que ele já possui, tirando-as de compartimentos estanques e relacionando-as. Para isso as tecnologias de informação conjugadas a educação prestam valioso auxílio.
Outra ação é capacitar os professores para o uso dessas tecnologias da comunicação, dos equipamentos: como computadores, máquinas digitais, etc., assim como trabalhar a comunicaçãona esfera da administração das escolas e da própria sociedade em que elas estão instaladas. Enfim são inúmeras as açõesque podem ser tomadas em prol do resgate da Educaçào do reino do faz-de-conta para a esfera das coisas vitais.
Antonio Pestana
Os tempos mudaram, são outros, em todas as coisas que nos rodeiam e, também naquelas que estão distantes de nós, a tecnologia esta presente de alguma maneira pois o homen cria extensões de sí mesmo(como tentáculos) num esforço de aumentar sempre mais o seu âmbitode ação, domínio e influência. O meio utilizado para isto é a criação das tecnologias - a atividade intelectual humana extremamente motivada que gera, ou mesmo desvenda novos conhecimentos que se transformam em novas tecnologias e trazem em sí a marca da essência humana. É por isso que a educação, como uma atividade profunda, cria ferramentas e conhecimentos para engedrar no espírito e na mente do homem a vontade e os meios de conhecer e praticar como uma atividade que não conhece limites. Isto posto, dissociar a tecnologia da educação é uma ação inconcebível, inimaginável e intolerante. Não obstante, foi justamente o que aconteceu, principalmente na escola pública com o ensino fundamental.
Já há algun tempo que tal realidade é conhecida e o desafio que se apresenta para mudar essa realidade é conjugar as tecnologias relacionadas à comunicação com as teorias da educação com a introdução da mídia, na prática, em sala de aula como as imprensas escritas, falada, televisiva e principalmente a internet com o objetivo de estimular os alunos a refletir e com isso produzir conhecimento. Esse aluno é também um agente de produção de conhecimento - o que precisa ser feito é alinhavar as diversas informações que ele já possui, tirando-as de compartimentos estanques e relacionando-as. Para isso as tecnologias de informação conjugadas a educação prestam valioso auxílio.
Outra ação é capacitar os professores para o uso dessas tecnologias da comunicação, dos equipamentos: como computadores, máquinas digitais, etc., assim como trabalhar a comunicaçãona esfera da administração das escolas e da própria sociedade em que elas estão instaladas. Enfim são inúmeras as açõesque podem ser tomadas em prol do resgate da Educaçào do reino do faz-de-conta para a esfera das coisas vitais.
Antonio Pestana
Um comentário: